Das Cavernas surge a arte - Pré-história

 Das cavernas surge a arte!

Povos pré-históricos & primitivos - Arte pré-histórica



O início da arte e tão desconhecido quanto o da linguagem, como uma necessidade o ser humano cria e recria de forma natural, por curiosidade, necessidade ou simples descobertas, desde a criação de edificações, templos, pinturas, costura, utensílios, não se dá para imaginar a figura de grandes metrópoles sem a expressão da mente e conceitos, nenhum povo existe sem arte e cultura. 

 De forma geral a arte pode ser entendida como atividades de ordem estéticas ou comunicativa, sendo a junção de uma variedade de linguagens e suas combinações, tais como: arquitetura, desenho, escultura, pintura, escrita, música, dança, teatro e cinema. 
          
A arte muitas vezes e ligada ao conceito de belo ou valioso, sendo que a mesma não se restringe.

 No passado,  a pinturas e esculturas, não eram consideradas meras obras de artes mas objetos que tinham uma função definida, temos que conhecer os propósitos a que serviam aos povos primitivos - Aqueles que viveram em momentos históricos nas quais a civilização era pouco desenvolvido, a cultura primitiva, conseguinte, pertencentes a pré-história -  para eles não a diferença em edificar e fazer imagens, no que se refere a utilidade e os seus processos de pensar são mais complicados que os nossos.

Suas cabanas servem para proteger da chuva, do sol, das tempestades e as imagens são feitas para protege-los contra espíritos e os seus poderes que para eles são tão reais quanto a própria natureza, não era utilizado como algo bonito para ser contemplado.

A Arte Rupestre

Animal pintado na gruta de Lascaux, sitio de arte rupestre


  A  Arte Rupestre e denominada as representações artísticas pré-históricas realizadas em cavernas, abrigos rochosos ou em rochas ao ar livre, são consideradas a expressão artística mais antiga da humanidade, são excluídas artes contemporâneas (como grafite, arte ambiental, entre outras), os achados mais antigos dessa arte datam possivelmente do período Paleolítico Superior (aproximadamente 40.000 a.c.) e do período Neolítico ( de até 8.000 a.c.).

 As pinturas, são formadas por figuras de grandes animais selvagens, como: cavalos, búfalos, cervos, entre outros. O ser humano surge poucas vezes, normalmente realizando alguma atividade como dança, luta, caça , por vezes, acreditavam que pintar suas flechas atingindo o animal, os ajudariam na caçada.
 
 A composição feita com pigmentos e as gravuras , são imagens gravadas na própria rocha. Os pigmentos mais utilizados eram o carvão, ceras, resinas vegetais, saliva humana, clara ou gema de ovos, excremento.

 Mas em geral, as representações são usada em combinações, juntamente com imagens de plantas e sinais gráficos, e sua interpretação e difícil ser definida.

Os arqueólogos recusaram-se inicialmente em acreditar que representações naturais, animadas de animais fossem feitas por homens das eras glaciais, porém essa visão foi mudada posteriormente.


Pinturas na Cueva de las ManosArgentina


  As mãos, simbolicamente representariam para os primeiros seres humanos a simples identificação do eu, como as identificações modernas, pretendiam possivelmente, deixar uma identificação de si próprios.

A mão se torna a própria assinatura assinatura física e biológica do sujeito, provando a existência histórica de vida em tempos mas antigas. Para produzir os artistas pré-histórico utilizou pó colorido por meio de trituração das rochas, depois com um canudo ele soprava esse pó sobre as mãos, assim ele criava um filme negativo.



 A arte da escultura e Cerâmica da pré-história


 O domínio da utilização de metais e pedras também foram constatados, na criação de objetos e na representação da figura humana: Como estatuas de bronze que e possível se notar a figura humana, detalhes e até mesmo vestimentas.

Vênus de Willendorf  - descoberta com mais de 30 mil anos



  As primeiras esculturas de metal

 Os homens pré-históricos produziram suas peças em metal por dois meios: dar forma ao barro e da cera perdida. No barro realizava o molde e despejava o ferro derretido nela, quando resfriava obtinha a escultura. E na técnica da cera perdida, revestia ela com barro, deixando orifícios, aquecia, quando resfriava tinha uma peça igual da cera.

 Arte Rupestre no Brasil


 No Brasil pode se encontrar manifestações dessas artes no Parque nacional da serra da capivaraParque Nacional das Sete Cidades, ambos no Piauí, Lagoa Santa em Minas Gerais, Rondonópolis no Mato Grosso, entre outros.

Pesquisadores dividem em dois grupos, obras com motivos naturalistas, representações de figuras humanas isoladas ou em grupos, em cenas de caça, trabalhos coletivos, animais e motivos geométricos pontos paralelos, círculos, cruzes, espirais e triângulos.


  Portanto, a arte esta imersiva desde os primórdios da humanidade, sendo um ser artístico em sua essência, o passado nos ajudam a compreender melhor quem nos somos, sendo um registro dos nossos antepassados.

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.