A beleza da forma
Arte das civilizações antigas - Escultura na Grécia Antiga
Sem as amarras e o rigor religioso a ouve maior liberdade artística, havendo uma evolução mais fluida, ao final do século VII ac., os gregos começam a esculpir em mármore, em especial grandes figuras masculinas, normalmente nuas ou seminuas.
O escultor busca superar a rigidez e a imobilidade na estética das figuras, passam a representar as obras em movimento.
A Escultura do período arcaico
Sofre uma influencia egípcia, tanto técnica e fonte inspiradora, o escultor grego tal qual o egípcio, aprecia a simetria natural do corpo humano, ou seja, uma regularidade na proporção, harmonia de lados iguais, para mostrar essa clareza, o artista esculpia figuras masculinas nuas, retas, em posição frontal, e com peso do corpo igualmente distribuído, esse tipo de estatua era chamada de Kouros - "homem jovem".
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Praxíteles, 340 a.C. - Museu Arqueológico, Olímpia |
Praxíteles, altura de 213 cm., o maior artista do século, suas obras trazem fascínio, doçura, e um caráter insinuante, seu trabalho mais famoso, eram os louvores, cantados em muitos poemas, representando o amor da Deus jovem Afrodite.
A Escultura no período helenístico
Durante o século IV a.C., o rei da macedônia Felipe II, dominou a Grécia. Assumindo seu filho postumamente, Alexandre Magno, erguendo um vasto império, conquistando a Pérsia e o Egito.
Com sua morte, o império se divide em vários reinos com a cultura similar a grega, surgindo a chamada helenística, de Hélade.
A Escultura apresenta características distintas dos períodos antecessores, a tendência em expressar, sob formas humanas, ideias e sentimentos, tais quais, amor, paz, liberdade, vitória, entre outras.
O inicio do nu feminino, anteriormente sempre representadas vestidas, os artistas no século III a.C., adotaram a ideia que as esculturas deveriam expressar movimento, despertando no observador a vontade e caminhar em torno da obra, averiguando em diversos ângulos, notando detalhes.
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Vênus de Millo, 200 a.C. - Louvre, Paris. |
Entre as mais famosas estátuas gregas - Vênus de Milo, produzida em mármore, tendo 202 cm., provavelmente pertenceu ao conjunto de Vênus e cupido, foi idealizada para der vista de lado, estendendo os braços para o cupido.
A representação de grupos de pessoas em uma obra, foi uma das novidades nesse período, um completo conjunto para dar a impressão de movimento e observação de todos os ângulos.
Influencia em Roma
Os romanos beberam em algumas fontes gregas em técnicas esculturais, a copia romana do Discóbolo, de Míron, retrata a copia de um jovem atleta em uma competição de lançamento de disco, do rigidez do mármore ele consegue criar movimento.
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Discóbolo de Míron - 450 a.C. - Museo Nazionale Romano, Roma |
Com o copo curvado para frente, braço direito elevado segurando o disco, braço esquerdo na altura dos joelhos. e as perna em posição para realizar a rotação e impulso para o lançamento.
Uma das mas famosas estátuas sobre atletas, do escultor ateniense Myron, foram encontradas diversas copias dessa obra, nos dando uma ideia de como ela seria, sendo tão convincente que atletas modernos copiaram essa postura.