Luxuosidade da encenação - Gênero teatral Barroco

Luxuosidade da encenação 

Gênero teatral barroco - Teatro


"A palavra foi dada ao homem para explicar os seus pensamentos, e assim como os pensamentos são os retratos das coisas, da mesma forma as nossas palavras são retratos dos nossos pensamentos" - Molière


Foto de Cottonbro

A liberdade de formas, luxuosidade, labiríntico, extravagancia exagerada,  sendo características "teatro barroco", termo que predominou do período referente aos séculos XVII e XVIII,  focado nas descobertas cientificas,  século das luzes - iluminismo - marcado pela valorização da razão, criticas ao absolutismo, menos temas ligados a religiosidade, as peças eram animadas e por vezes vulgares, vestiam figurinos majestosos, cenários com ornamentações luxuosas.

Nos textos existe ousada elaboração formal nos textos, uso de jogo de palavras e recursos retóricos, reflexos, nas formas e preocupações da contrarreforma católica, dramaturgos como William Shakespeare, Jean Baptista Poquelin Molière, tiveram grande destaques no teatro, obras que componham comedias, sátiras, tragédias, escreviam peças de acordo com suas crenças pessoais, invés dos ensinamentos da religião.

Anterior a esse período, peças produzidas ajudavam a aprimorar ensinamentos religiosos, informando as boas maneiras, condutas corretas, moral proposta pela igreja.

Algumas Obras: "O doente imaginário", "O Avarento", "O Burguês Fidalgo" do francês Molière, 1622 - 1673; " A duquesa de Malfi" do autor inglês John Webster.  

O palco do teatro barroco era mais trabalhado, detalhes escritos pelos dramaturgos eram postos em prática, combinando drama com belas artes, empregando pintores para fazerem diversos cenários, para atos da peça, pintando panos de fundo, usando edificações reais, para construção da obra.

A primeira vez realizado foi em Veneza, na Itália, o edifício comportou toda companhia teatral, que implementou efeitos especiais a produção, com alçapões no chão, para aparição dos atores, fazendo os atores voarem no palco, luzes de palco e de pé. 



Espaço Cênico Italiano, usa-se uma cortina para tampar a cena pela primeira vez, substituindo a cena reta, pelo palco italiano, um espaço retangular, delimitado por três paredes fechadas, luzes na ribalta, telões pintados que permite o efeito de perspectiva e introduzida o maquinário para efeitos especiais, uma verdadeira mágica no palco, apagam se as luzes durante a peça, para concentra a atenção do público ao palco, há uma plateia e camarotes, 

A arte conta-reforma, sendo ao mesmo tempo, uma reação ao materialismo renascentista durante o século XVII, e as ideias de reforma protestante de Martinho Lutero e João Calvino, e uma volta a cristandade, isso ocorre principalmente na Inglaterra e Espanha.

Em outros países, como na França, se adepta aos gostos aristocráticos, imitando o modelo greco-romano,  na Inglaterra após a Revolução Puritana - 1642 - Oliver Cromwell fecha os teatros, sendo reabertos ate a restauração em 1660, na Itália o teatro barroco copia os moldes franceses.

"Todos os vícios, quando estão na moda, passam por virtudes"  -  Molière




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